quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Atividade física no trabalho deve visar promoção da saúde

Fonte:Agência USP de Notícias Foto: Multiplicar Consultoria


Os programas de ginástica laboral são adotados pelas empresas principalmente para prevenir lesões entre os empregados, mas não contribuem na redução do sedentarismo. “Os programas devem estar associados a uma estratégia de promoção da saúde, expondo seus benefícios para levar a mudanças de comportamento que não se limitem ao ambiente de trabalho”, recomenda a técnica em educação física Ana Lúcia Aquilas Rodrigues.


Para a técnica em educação física, a ginástica laboral deve estar integrada a uma estratégia de promoção da saúde como um todo. “Ela não deve ser uma iniciativa isolada, mas parte de um projeto de qualidade de vida no trabalho”, afirma. “O trabalho mostrou a importância do aconselhamento para ajudar na mudança comportamental e na redução dos níveis de sedentarismo”. A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos de atividade física moderada diariamente. A pesquisa é descrita na dissertação de mestrado de Ana Lúcia, orientada pelo professor Mário Ferreira, da FMUSP.


saiba mais: http://www.protecao.com.br/

Fonte: Agência USP de Notícias - 20/8/2009

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Conceito prevencionista de acidente de trabalho

Conceito prevencionista de acidente de trabalho
Acidente de trabalho é qualquer ocorrência não programada, inesperada, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como conseqüência isolada ou simultaneamente perda de tempo, dano material ou lesões ao homem.
Atividade Þ Risco Þ Resultado Þ Controle
Para estudar e prevenir acidentes, é necessário construir uma tabela:

O que causa um acidente?
Atitudes inseguras (indiferença às normas), ato inseguro (negligência, ignorância e má educação), imprudência e imperícia.
Tipos de risco
Operação (condições inseguras relativas aos processos operacionais) - Projeto e layout; maquinaria e equipamentos mecânicos, proteção dos pontos de operação das máquinas; instalação e equipamentos elétricos; ferramentas; manuseio de materiais; arranjo físico, ordem e limpeza; equipamento de proteção individual (EPI); ventilação e iluminação.
Controle: medidas preventivas, como circulação correta do pessoal e segurança nos processos industriais.
De ambiente (condições inseguras relativas ao ambiente) - Físicos: ruídos, vibrações mecânicas, temperaturas extremas, pressões anormais, radiações ionizantes e não-ionizantes, infravermelho, ultravioleta, laser, microondas. Químicos: sólidos, líquidos e gasosos, via resporatória, cutânea e digestiva. Biológicos: microorganismos (vírus, bactérias, parasitas, fungos, bacilos). Controle: ventilação, esterilização, higiene pessoal, de roupa e ambiente, controle médico permanente; Ergonômicos (aqueles relacionados com fatores biológicos, psicológicos inerentes à execução de atividades profissionais: é o ajustamento mútuo do homem e o seu trabalho, levando-se em conta aspectos biomecânicos, sensoriais, ambientais, psicológico e sociais, lesões por esforços repetitivos (LER)


Classificação dos contaminantes
Irritantes, asfixiantes, narcóticos, intoxicantes e sistêmicos.
Forma geral de prevenção
Medida de engenharia, treinamento e educação e medidas disciplinares.
Conceito legal de acidente de trabalho
Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte; ou a perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"INTERESSANTE"

olá pessoal
gostaria de propor um debate on-line sobre temas que possam ser postados aqui em nosso blog envolvendo segurança no trabalho ou outra áreas relacionadas. estarei on-line sexta feira as 19:00 no msn : misael_osck@hotmail.com
conto com a presença de todos que visitam o tstmacau.blogspot.com

Misael Misac

!!! IMPORTANTE !!!

"o que é segurança no trabalho"
a segurança no trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador.
ou simplesmente o ato a da prevenção, no entanto recebi criticas sobre minhas postagens no blog tstmacau, criticas como: muitos materiais que foram postados não tem nada a ver com segurança no trabalho.
mas onde eu aprendi segurança no trabalho envolve diversas áreas, ou quer dizer que não devemos ter noção de segurança em casa ou na rua só no trabalho.
saúde também esta envolvido, por que não se previne só os acidentes, prevenimos as doenças também, tanto faz ela ser do ocupacional ou não.
"porque devemos antes de tudo ser prevencionistas"
Misael Misac