quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

segurança no carnaval 01

Carnaval muita festa, diversão e alegria mais não se esqueçam de se proteger por existe aquele velho ditado. “carnaval ninguém é de ninguém”, mas quem ver cara não ver saúde e nem doença então ande sempre prevenido com uma camisinha no bolso: governo todos os anos distribui nos postos de saúde e em pontos estratégicos, então na vacile, se proteja, e proteja quem você ama.
Use camisinha

Análise ergonômica pode minimizar alíquota do FAP

Análise ergonômica pode minimizar alíquota do FAP

Data: 03/02/2010 / Fonte: Revista Proteção

Com o advento do NTEP e do FAP, que entra em vigor a partir desse mês, as empresas estão se conscientizando sobre a importância de se investir em programas de pre­venção de acidentes. Casos de doenças os­teomus­cu­la­res e de transtornos mentais, por exemplo, es­tão entre as ocorrências mais frequentes de afastamentos previden­ciários. Nesse sentido, a produção de uma análise ergonô­mi­ca bem fundamentada tem se mostrado a principal evidência para a contestação do NTEP. Empenhada em oferecer as melhores soluções em ergono­mia para sua empresa, a Erguer - Consultoria em Ergonomia atua na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, disponibili­zan­do toda documentação de evidência disponível para cada caso, eliminando ou mi­ni­mizando o risco ergonômico. Infor­mações: (31) 3243.2926 e www.erguer.com.br.

enviado por: Igor Xavier

SETOR DISCUTE A OBRIGATORIEDADE DAS VESTIMENTAS DE TRABALHO

Setor discute a obrigatoriedade das vestimentas de trabalho

Data: 02/02/2010 / Fonte: Revista Proteção

A NR 24 pode ganhar um item sobre o fornecimento obrigatório, por parte dos empregadores, de vestimentas de trabalho. Discutida pela Comissão Tripartite Paritária Permanente em sua 59ª reunião, realizada no dia 18 de novembro, a proposta de regulamentação das vestimentas de trabalho foi aprovada pela bancada dos trabalhadores, mas não obteve o mesmo resultado com a dos empregadores, que, na ocasião, solicitou um prazo para consultar as demais bases. "Como foi a primei­ra vez que esse tema surgiu na CTPP, acreditamos que é necessário discutir o assunto de forma mais aprofundada, para que assim possamos entender quais serão os impactos e as implicações que ocorrerão com a aprovação desse item", afirma Clóvis Veloso de Queiroz Neto, analista da Confederação Nacional da Indústria e representante da bancada dos empregadores na Comissão.

Com o intuito de melhorar as condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, a nota técnica redigida pelo Governo procura enquadrar, dentro da legislação brasileira de SST, as vestimentas de trabalho que não se encontram listadas no Anexo I da NR 6 - EPIs. Ou seja, que não podem ser caracterizadas como um Equipamento de Proteção Individual.

A principal justificativa para a inclusão desse item na NR 24 é a de que há situações em que mesmo não existindo o en­qua­­dramento da vestimenta como EPI, ela é extremamente necessária para a proteção do trabalhador, sendo esse o caso do trabalho em pedreiras e marmorarias. Co­mo a vestimenta não é considerada um EPI, o profissional se vê obrigado a laborar com sua roupa pessoal, o que pode provocar a contaminação de sua família, pois, por meio de suas vestes, ele leva para casa u­­­ma grande concentração de poeira de sílica.

enviado por: Igor Xavier

tec. em segurança do trabalho

Reciclagem em Natal/RN (Pilhas/Baterias/Óleo).

Agora já temos onde levar pilhas/baterias (Banco Real e Nordestão) e óleo de cozinha (Lojas Extra, HiperBompreço e Nordestão).

A partir de agora as Agências do Banco Real e os principais supermercados de Natal estão com programa de reciclagem.

Sabe aquelas pilhas e baterias usadas que não sabemos o que fazer com elas? Pois é, agora está fácil! Basta levá-las a qualquer agência do Banco Real e colocá-las no Papa- pilhas. (o Nordestão também está recolhendo)

Este é mais um programa de reciclagem promovido pela instituição.As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: cádmio, mercúrio, níquel, chumbo.

Não esqueça: o Papa-Pilhas está disponível em todas as unidades do Banco Real e Nordestão.

Também já temos onde levar o óleo de cozinha usado para reciclar! As lojas do Extra, HiperBompreço e Nordestão, que já reciclam outros tipos de resíduos, como papel, vidro, plástico e metal, estão reciclando também óleo de cozinha!

Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes. Como fazer: Depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa PET daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom, indicado para esta finalidade.

Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para aprodução de biocombustível.

Independentemente disso, cesse imediatamente de jogar óleo peloesgoto.

Armazene em garrafas e jogue no lixo reciclável, e não no esgoto. Não esqueça: o Coletor Marrom está disponível em todas as Lojas do Extra, HiperBompreço e Nordestão.

enviado por: Igor xavier

tec. em segurança do trabalho

CONSÓRCIO SELECIONA CANDIDATOS DO RN PARA TRABALHAR EM REFINARIA DE PERNAMBUCO

O consórcio ETDI, formado pelas empresas Egesa e TKK Engenharia, está selecionando candidatos do Rio Grande do Norte para trabalhar na obra de construção da refinaria do Nordeste Abreu e Lima, em Pernambuco.A empresa não especifica quantas vagas estão disponíveis nem até quando está recebendo currículos (por isso acho bom quem estiver interessado correr), mas anunciou que há oportunidades para as seguintes funções:- Analista de custos, com experiência no controle de custos de obras industriais e pesadas;- *Arquivista técnico- *Engenheiro seg. do trabalho- Técnico de planejamento, come xepri~encia em obras industriais e desejável conhecimento do aplicativo PRIMAVERA. Também é indispensável ter a formação em curso técnico- *Técnico de meio ambiente- *Técnico em segurança do trabalho- Topógrafo, indispensável ter a formação em curso técnico e experiência em obras industriais*Com experiência em obras industriaisOs interessados devem enviar currículo para: Caixa postal 23 – Cabo de Santo Agostinho – PE

Notícia

Calendário de cursos da Fundacentro em 2010 tem início em fevereiro
Em Mato Grosso do Sul e Espírito Santo os cursos começam em fevereiro. Minas Gerais já tem calendário de cursos para o primeiro semestre
Brasília, 01/02/2010 - A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), ligada à área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), está com inscrições abertas para os cursos que irão dar início ao calendário de aulas da instituição em 2010. Os primeiros cursos serão realizados em Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais.
Nos dias 10 a 12 de fevereiro será realizado o curso "Fundamentos e técnicas de ensino para formadores em Segurança e Saúde no Trabalho", em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O curso, com carga horária de 24 horas, irá capacitar o participante a ter uma compreensão das relações entre trabalho, saúde e doença. É direcionado a profissionais que tenham Ensino Médio e que capacitem trabalhadores em saúde e segurança no trabalho e alunos de cursos de formação de Técnicos em Segurança no Trabalho. O ministrador será o tecnologista da Fundacentro/MS, José Carlos Pesente, pedagogo e especialista em Metodologia do Ensino Superior e Mestre em Educação. Serão concedidos certificados aos alunos que participarem de 100% das aulas e que realizarem as atividades programadas de modo satisfatório, incluindo o Plano de Curso. Os interessados poderão fazer as inscrições pessoalmente, ou pelo telefone (67) 3321-1103. O pagamento será a doação de 5 kg de alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados para uma entidade assistencial. Mais informações poderão ser obtidas junto à Fundacentro, pelo telefone/fax: (67) 3321-2486 ou pelo email erms@fundacentro.gov.br.
Espírito Santo - Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro será realizado o "Workshop em Gestão e Saúde e Segurança do Trabalho (SST)", na regional da Fundacentro em Vitória. O evento é direcionado aos profissionais da área de SST, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), supervisores, encarregados de equipe e alunos de SST. Os assuntos a serem abordados serão: a realidade e a percepção de risco; os canais sensoriais de percepção do trabalhador; fases de aprendizagem do ser humano; atitudes preventivas a partir dos níveis de ambiente, comportamento e capacidade; a importância da linguagem para a área de SST; o hexágono das causas do comportamento inadequado; o feedback para medidas disciplinares; os pecados capitais na prevenção de acidentes; o profissional nota 10 de A à Z; boa formulação de objetivos em SST, entre outros. O facilitador será Antonio Brito Filho, Técnico da Fundacentro/ES. Brito ministra treinamentos nas áreas de Liderança, Coaching, Programação Neurolinguística (PNL) e Gestão de Comportamento. A pré-inscrição poderá ser feita pelo telefone (27) 3315-0040 ou pelo emailraquel.pascoal@funadccentro.com.br. As vagas são limitadas.
Minas Gerais - No Centro Regional de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o calendário de cursos, fechado até junho de 2010, traz temas voltados à análise de acidentes, métodos de avaliação à exposição ocupacional de particulados dispersos no ar, ao ruído e a temperaturas extremas, gestão em SST, entre outros. Os cursos, voltados aos profissionais de SST, darão prioridade àqueles que atuem no estado de Minas Gerais. As inscrições serão abertas trinta dias antes do início dos cursos, sendo aceitas somente após a divulgação do mesmo, via e-mail.

Assessoria de Comunicação Social Fundacentro (11) 3066.6334 / 6030

EMPRESAS GANHAM LIMINAR CONTRA O FAP

01/02/2010 - Fonte: ANAMT

Criado pela Lei 10.666, de 2003, e implementado em janeiro deste ano, o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que pode reduzir ou majorar o seguro acidente de trabalho das empresas conforme sua atuação em SST, começa a ser questionado judicialmente. Apesar de terem representação no Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que aprovou o novo mecanismo, algumas empresas têm conseguido ficar desobrigadas de pagar a taxa a partir do novo cálculo dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT).

De acordo com o site Consultor Jurídico, o juiz Ricardo Uberto Rodrigues, da 1ª Vara Federal de São Bernardo do Campo, concedeu liminar para que a Toro Indústria e Comércio não tenha que pagar o seguro acidente sob as regras do FAP. O site lembra ainda que decisões similares foram tomadas pela 20ª Vara Federal Cível de São Paulo e pela 3ª Vara Federal de Florianópolis.

Na ação de São Bernardo do Campo, a Toro Indústria e Comércio alega que o método utilizado para o cálculo não foi divulgado e que há erros na apuração das informações que integram a alíquota. Essas questões, exploradas pelas entidades de representação do empresariado, foram citadas também pelo presidente do Conselho de Política Social e Trabalhista da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), José Arnaldo Rossi, em matéria da edição de dezembro do Jornal da Anamt — disponível em www.anamt.org.br.

Para o Dr. Mario Bonciani, vice-presidente da Anamt, o fato de a Previdência Social não divulgar de forma pública os dados relativos ao FAP de cada empresa é um problema. "É um grande avanço poder usar o estudo epidemiológico no cálculo do seguro acidente de trabalho (...), [mas] a única maneira de sabermos se os argumentos tanto do lado da Previdência quanto do setor empresarial são legítimos é acabando com essa forma individual de a empresa consultar seu FAP", defendeu.

De fato, enquanto o Ministério da Previdência Social (MPS) afirma que 92,37% das empresas foram bonificadas com a aplicação do fator, as organizações representantes do patronato garantem que, na verdade, a grande maioria delas teve manutenção ou aumento do RAT. Por sua vez, ao Jornal da Anamt, o diretor de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do MPS, Remigio Todeschini, declarou que não é possível a divulgação dos dados referentes ao FAP. "Contas bancárias e prontuários médicos não podem ser públicos e, da mesma forma, a legislação federal protege os dados dessas empresas. Trata-se de informação confidencial por ser objeto de questão fiscal".

enviado por: Igor Xavier

tec. em segurança do trabalho